Um manual contra o tabagismo

Há duas décadas, um homem de 40 anos que fumava e estava prestes a perder a luta contra o câncer de pulmão perguntou ao médico porque estava morrendo. A questão ficou sem resposta mas nunca saiu da cabeça do especialista, o pneumologista Blancard Torres.

Ao longo desses anos, o médico ouviu dezenas de perguntas como aquela, que procuravam desvendar os perigos, consequências e os mais diversos aspectos relacionados ao hábito de fumar. Cento e trinta e três foram reunidas e respondidas em um manual que recebeu o nome de Tabagismo: pergunte que eu respondo, que será lançado às 11h30 do próximo dia 16, no Centro de Convenções do Real Hospital Português. O livro será entregue gratuitamente aos interessados no dia do lançamento. Depois, será distribuído pelo médico, que pretende lançá-lo também na internet.

Entre os tópicos abordados na publicação, os males à saúde têm lugar reservado. De acordo com o pneumologista, o fumo é responsável por 30% de todos os cânceres, entre eles o de pulmão. "De todos os casos de câncer de pulmão, 90% ocorrem em fumantes ou ex-fumantes. É raro câncer de pulmão, efisema pulmonar e bronquite crônica em quem não fuma", explicou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é diretamente responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 25% dos óbitos por doenças do coração. Segundo Blancard, o tabagismo já começou a ser apontado como causa de morte em atestados de óbito. De acordo com Maristela Menezes, o tabagismo passivo é a terceira causa de morte prevenível no mundo. "Se um cigarro for fumado em um ambiente com três janelas abertas, o ar só volta a ficar puro após três dias", disse.
Autor: Editoria Vida Urbana
OBID Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias

Mulher e menor são detidas com cocaína no Leme
Programa Recomeço leva atendimento a familiares de dependentes químicos à periferia
Encontro vai discutir uso de drogas entre jovens
Amabaí realiza ações na Semana Nacional
Dependência antiga
Pesquisa: drogas motivam menores ao crime
Cidade do México pode estar a caminho de legalizar a maconha
Xô, fumaça
Projeto de Lei prevê pena maior para motorista alcoolizado
Fumódromos do Rio começam a ser desativados

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química