Tabagismo e problemas bucais

Além dos problemas respiratórios, mais conhecidos, os fumantes também podem apresentar alterações na boca. Uma pesquisa realizada pelo departamento de odontologia da Universidade de Brasília - UnB - , mostra que 47% dos dependentes de tabaco que procuraram a clínica de odontologia da instituição de setembro de 2006 a julho de 2007 sofriam de alguma enfermidade bucal.

Entre os problemas diagnosticados, os mais freqüentes foram doença periodontal - da gengiva -, e lesão que pode evoluir para um câncer, de acordo com a coordenadora da pesquisa, Eliete Neves.

O estudo também mostra que há relação entre o nível de dependência e as doenças bucais. Entre os fumantes moderados, 59% apresentaram problemas na boca. Neves diz que 90% dos pacientes com câncer de boca tratados na clínica são fumantes.

Tabagistas devem buscar ajuda assim que perceberem alguma alteração na boca. Neves lembra que largar a dependência, mesmo depois de bastante tempo fumando, também diminui riscos, pois as lesões podem regredir.
Fonte:Folha de S.Paulo - SP - OBID

Mais Notícias

Escolas querem aliar educação a ações contra as drogas
Campanha do Inca aponta os riscos crescentes do tabagismo
Lançada ao lado da cracolândia, nova unidade antidrogas de SP prefere combater o álcool
Livro tira dúvidas sobre proibição
Anvisa abre Consulta sobre advertência na parte frontal de cigarros
Vitore Maximiano assume Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Prefeitura de Agudos Investe em Campanhas de Prevenção às Drogas
Lei Seca não vale só para o álcool
Carta a FHC
II Seminário Internacional 2009: Prevenção de Drogas na Adolescência

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química