Senado libera bebida em rodovias; MP volta à Câmara

O Senado liberou ontem a autorização de venda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias federais do País. A comercialização, pela intenção dos senadores, será permitida também na zona rural. No mês passado, a Câmara modificou a Medida Provisória da lei seca, enviada pelo governo, e aprovou a liberação na zona urbana.

A extensão da venda para a zona rural foi aprovada em votação simbólica, à noite, após acordo entre oposição e governo. Com a ampliação, a MP 415 volta à Câmara. A medida só entra em vigor após apreciação dos deputados. Hoje, vale a lei seca original, que vem sendo contornada por liminares. A MP original só perde validade se não for apreciada pela Câmara até o próximo dia 4. Assim que chegar à Câmara, a MP tranca a pauta.

Embora tenha ampliado a autorização de venda, o Senado manteve a política do “bêbado zero” ao volante. Todas as punições para o motorista flagrado dirigindo alcoolizado aprovadas pela Câmara em 23 de abril foram ratificadas pelo Senado.

Relator da matéria no Senado, Francisco Dornelles (PP-RJ), defendeu a ampliação da liberação para as zonas rurais, sob argumento de que não estavam sendo punidos motoristas, mas estabelecimentos. “Um ônibus lotado de turistas pára em uma fazenda e ninguém pode tomar um vinhozinho? Isso não tem sentido, já que eles não estão na direção”, defendeu. Na mesma linha, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), negou que a liberação seja “esculhambação”. “O foco não tem de ser o estabelecimento. O foco tem de ser o motorista.”

A Câmara, como já aprovou a liberação na zona urbana, apenas poderá decidir se rejeita ou aprova a modificação dos senadores. Todo o resto da MP, modificada pelos deputados, não será mais apreciado. Se aprovado até início de junho, irá para sanção presidencial. O presidente poderá vetar trechos.




Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de S. Paulo - SP

Mais Notícias

Evento em Recife discute as políticas de atenção às drogas
Lei seca passa por comissão da câmara de Porto Alegre
Médicos são investigados por receitar emagrecedor
Polícia americana alerta para o efeito devastador do uso de drogas
Enfrentamento da droga
Só falta a assinatura do prefeito
Diadema lança plano de enfrentamento ao crack na sexta-feira
Profissionais da Saúde são capacitados para tratar fumantes
Lei antifumo completa um ano em Florianópolis sem aplicação de multas a estabelecimentos
Comissão sobre consumo de bebidas alcoólicas inicia hoje os trabalhos

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química