Secretaria Estadual de São Paulo cria selo “Ambiente Livre do Tabaco”

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/08, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo lançará o selo Ambiente Livre do Tabaco válido para estabelecimentos comerciais, prédios públicos e empresas interessadas em coibir o fumo em suas dependências. O selo não será obrigatório, mas tem o objetivo de garantir que o tabaco não prejudique a saúde de quem não é fumante. Restaurantes, shoppings, lojas, bares, empresas e prédios residenciais serão “sensibilizados e orientados” a participar do programa.

Aqueles que extinguirem o fumo em suas dependências serão premiados com o selo. Para receber o certificado, os estabelecimentos serão vistoriados por agentes da Vigilância Sanitária que confirmarão se a fumaça do cigarro inexiste.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, além dos riscos para os fumantes, o tabagismo passivo é causa de doenças em não fumantes, inclusive câncer de pulmão e infarto. Pesquisas recentes do órgão mostram que mulheres e crianças são os grupos de maior risco na exposição passiva em ambiente doméstico.

O tabagismo passivo se caracteriza pela inalação da fumaça de derivados do tabaco - cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça - por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. Os fumantes correm um risco maior de adoecer por câncer e outras doenças crônicas do que os não-fumantes. Principal causa isolada evitável do câncer de pulmão, o tabagismo é também fator de risco para câncer de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, leucemia mielóide e, associado ao consumo de álcool, de câncer da cavidade oral e do esôfago.

Fumantes passivos também sofrem com os efeitos da poluição tabagística ambiental, tais como: irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, em especial a elevação da pressão arterial e angina - dor no peito. Outros efeitos a médio e longo prazo são as reduções da capacidade funcional respiratória, aumento do risco de ter aterosclerose e do número de infecções respiratórias em crianças.

Novas orientações que estipulam que lugares públicos e ambientes de trabalho sejam 100% livres de fumaça do tabaco deverão ser adotadas pelos países que ratificaram a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da qual o Brasil é signatário. A decisão foi aprovada unanimemente, por 146 países, durante a 2ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, realizada entre os dias 30 de junho e 6 de julho de 2007, na Tailândia. As orientações aprovadas determinam que os governos sigam as disposições adotadas para estabelecer ambientes livres do tabaco.
Fonte: Saúde & Lazer - OBID

Mais Notícias

Polícia "estoura" boca-de-fumo no Largo da Ajuda
Ingestão de álcool associado a comportamento sexual de risco
Estudo liga tabaco e chumbo a déficit de atenção em crianças nos Estados Unidos
EUA fará plebiscito sobre maconha junto com eleição presidencial
Fiscalização vai começar
Para médicos, Lei evita dano aos fumantes passivos
´O governo não vai recuar`, diz ministro sobre veto a aditivos em cigarros
Dependentes químicos fazem tratamento com apoio familiar
Ministério da Justiça oferece curso gratuito sobre prevenção às drogas
Seminário discutirá riscos sanitários da produção de fumo

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química