Saúde orienta jovens e adultos sobre prevenção ao uso de drogas

Expresso MT
Os aspectos a serem abordados são muitos e vão desde as drogas e a família, passando pelos fatores de risco e chegando à Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outra Drogas.

Por isso mesmo, a Secretaria Municipal de Saúde promove, em parceria com a Assessoria Pedagógica, uma palestra no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire. A palestra da psicóloga da rede pública, Manuela Bueno, acontece nesta quarta-feira, 9 de maio, às 20h.

De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sandra Neves, é importante que todos estejam abertos a conhecer mais acerca desse problema. “O uso de drogas toma cada vez mais a proporção de grave problema de saúde pública e, precisamos agir, de forma eficiência para atender as demandas e ao mesmo tempo tentar evitar o aumento de pessoas dependentes”, diz. Por isso mesmo, segundo Sandra, as famílias em particular e as pessoas em geral não podem fechar os olhos para este problema. “A droga está em todo lugar e tem acesso facilitado. E aqui, mais uma vez, apostamos na informação como a forma mais eficiente de combate”, diz.

Sandra pontua uma questão importante, na medida em que muitas vezes a apresentação do mundo das drogas a crianças e adolescentes se dá dentro de casa mesmo. “É comum, aos finais de semana, os pais reunirem a família e amigos para um churrasquinho e este momento, às vezes – senão sempre – acontece regado ao consumo de bebidas. A criança cresce nesse ambiente e já vai formando a cultura de que consumir bebidas alcoólicas é normal e aceitável pelo conjunto da sociedade. Os pais são seus modelos”, lembra Sandra.

Por isso, a coordenadora acredita que só com informação e educação seria possível criar uma estratégia consistente de enfrentamento. “E é isso que estamos buscando em Nova Mutum. Mostrar que a rede pública está apta a atender os já dependentes, mas age também no sentido de conter os avanços do problema”, resume.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Mais Notícias

Antidepressivo Paxil aumenta risco de suicídio, diz estudo
Solvente pode ser nova droga usada entre jovens em Bauru, SP
Comissão discute o alcoolismo em seminário
Em nota, prefeito Silvio Barros defende a manutenção da Lei Seca
Saúde na estrada começa na quarta-feira
FBI investiga casa de dono de laboratório
O desafio das empresas: Álcool, drogas e trabalho
Museu de Drogas no Taguaparque conscientiza a população
Bulgária endurece a lei contra o cigarro
Estado receberá oito novos centros de tratamento para dependência química

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química