Padilha critica patrocínio de cigarro em eventos

Ministro da Saúde pedirá que a presidente Dilma Rousseff vete trecho da MP que volta a permitir a propaganda institucional de fabricantes do produto

Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, criticou ontem as alterações feitas na medida provisória de restrição ao fumo que autorizam a volta da propaganda institucional de fabricantes de cigarro. A versão aprovada no Congresso altera o texto original do governo e permite que as empresas tabagistas patrocinem eventos e premiações. Padilha pedirá que a presidente Dilma Rousseff vete esse trecho da MP.

"Vamos sugerir a Dilma o veto de qualquer medida que autorize a indústria do tabaco a fazer propaganda em eventos culturais, esportivos, seminários. Para nós isso não contribui para a política do País de restrição ao tabaco. De cada dez homens que morrem por problemas pulmonares, oito são ex-fumantes. De cada dez mulheres, seis são ex-fumantes", citou o ministro, que acompanhou Dilma na inauguração de novas unidades do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), na zona portuária do Rio.

Por meio de emendas à MP, parlamentares aprovaram a autorização para ações de marketing dos fabricantes de tabaco, que continuariam impedidos de anunciar marcas específicas de cigarro. No passado, a indústria tabagista patrocinou festivais de jazz, de rock, de dança e campeonatos esportivos. As restrições à propaganda de cigarro ficaram mais rígidas de 2000 em diante.

O ministro da Saúde exaltou os demais pontos da MP, como a ampliação para todo o País da lei que proíbe fumo em lugares fechados, o que acaba com os fumódromos, e o aumento do preço e dos impostos sobre o cigarro.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Mais Notícias

Legalização da maconha muda fluxo do tráfico entre EUA e México
Ministério do Esporte deve derrubar veto a bebidas em estádios, diz jornal
Consumo moderado de álcool também é prejudicial
Respeito às regras é maior entre os mais jovens
Três pessoas presas com dois quilos de cocaína
Dois Pesos e Duas Medidas
Manaus ganhará dois ambulatórios de Tratamento para Fumantes
Enquanto EUA avançam, Holanda reduz liberalização da maconha
EUA lançam campanha contra cigarro com vídeos de ex-fumantes doentes
Medidas de prevenção ao uso de crack serão debatidas por ministros

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química