Não-fumantes também estão expostos a doenças

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, o Instituto Nacional de Câncer - Inca faz um alerta: não-fumantes expostos à fumaça do cigarro correm risco de ficar doentes e morrer por doenças comuns a fumantes. Os locais livres da fumaça ambiental do tabaco foram tema das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco em 2007. Na data, também foi lançada a Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo - Riact, que envolve países da América Latina, Portugal e Espanha. O Brasil será o articulador da rede, cujo objetivo é a troca de experiências governamentais bem-sucedidas no controle do tabagismo.

Com o tema escolhido para 2007, a Organização Mundial da Saúde - OMS pretende trabalhar com o conceito de ambientes 100% livres da fumaça do tabaco, chamando a atenção para o fato de que ventilação e filtragem do ar não são suficientes para reduzir a exposição passiva aos malefícios da fumaça. O Inca preparou uma série de materiais, como cartazes e folhetos, que foram enviados para que as secretarias estaduais e municipais de Saúde pudessem comemorar a data por todo o Brasil. Os materiais ainda estão disponíveis em www.inca.gov.br/tabagismo.

O Ministério da Saúde criou um grupo formado pelo Inca, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e representantes de outras instituições, para elaborar uma regulamentação que corrige algumas brechas deixadas pela Lei no 9.294/96, que dispõe sobre a proibição do fumo em ambientes fechados. O fim de espaços reservados para fumantes e não-fumantes dentro de um mesmo ambiente é uma das propostas.

A articulação da Rede Ibero-americana para o Controle do Tabagismo foi um compromisso assumido pelo Brasil durante a VII Conferência Ibero-americana de Ministras e Ministros de Saúde, em Granada, na Espanha, em 2006. “A Riact cria oportunidades para que possamos colocar em prática a cooperação e intercâmbio de informações entre o governo de nossos países” diz a Médica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca. A rede contará com um site que permitirá a realização de reuniões virtuais, fóruns de discussão, alem da publicação das notícias mais recentes sobre o tema.
Autor: Metro News
Fonte: OBID

Mais Notícias

Justiça determina que Souza Cruz coloque advertências na embalagem de cigarro
TV: projeto pode proibir anúncio de bebida alcoólica antes das 23h
Estados americanos endurecem leis contra embriaguez ao volante
Alcoolismo, o grande mal da sociedade
Cai número de acidentes nas rodovias
Traficantes mandavam em patrulhas, escala e transferiam PMs em UPP
Deic prende acusado de falsificar bebidas e lança-perfume em SP
Anvisa proíbe cigarro eletrônico
Maradona é novamente internado em hospital de Buenos Aires
Ribeirão Preto ganha recursos para leitos em comunidades terapêuticas

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química