Ministério Público alerta sobre bebidas alcoólicas

O Ministério Público - MP do município de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá - MT, tem ido às ruas por meio do Promotor Marcos Branti, para alertar pais, comerciantes e sociedade em geral, com relação ao uso de álcool por parte de adolescentes da cidade. Conforme Branti, nos últimos tempos vinha sendo assustador o número de jovens, na faixa etária de 13 aos 18 anos, que consumiam bebidas alcoólicas nas ruas, lanchonetes, praças e boates, sem nenhuma restrição.

A partir da preocupação do número de jovens envolvidos com álcool, o MP de Sorriso passou a notificar proprietários de bares, lanchonetes, restaurantes e similares, por meio da notificação recomendatória 01/2005. Segundo Branti, a partir daí os comerciantes passaram a estar cientes quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, conforme consta no artigo 81, inciso 2, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

No entanto, de acordo com Branti, a medida que começou em janeiro de 2005 não vinha tendo total eficiência, quando então resolveu partir para a prática. Há duas semanas, disse que providenciou um carro de som e, com o uso de um alto-falante, o promotor passou a fazer pessoalmente o chamamento à sociedade com relação à polêmica questão que, segundo ele, vinha preocupando muito os moradores e autoridades de Sorriso.

Disse que geralmente a partir das sextas-feiras é comum ver pela cidade jovens bebendo em frente às boates, bares, lanchonetes e, muitos pais, vendo que estavam perdendo o controle sobre os filhos, também buscam ajuda das autoridades locais. No entanto, em pouco tempo da atuação do MP nas ruas, disse que resultados positivos já começam a aparecer.

De acordo com o Promotor, ele vem sendo procurado por pais que relatam os dramas vividos em família, devido ao envolvimento dos filhos com álcool e outras drogas. Diretores também o têm procurado, para que ele possa ministrar palestras nas unidades escolares, sobre os efeitos do álcool e outras drogas sobre o organismo e, assim, possa mudar a mentalidade dos jovens da cidade. “A sociedade em geral vem encampando a luta”, completou.
Fonte: Folha do Estado

Mais Notícias

Semana Nacional Antidrogas será aberta nesta sexta-feira
O que fazer diante das drogas?
Pesquisa em Santos - SP levantará número de motoristas alcoolizados
ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO - Exército de Israel usará maconha contra o estresse
Parentes de atropelados pedem mudança de lei
Prorrogadas as inscrições no Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas para Conselheiros
Pegando leve
Clínica para dependentes de drogas será principal legado do papa no Brasil
Debate aponta falhas no atendimento a dependentes químicos
Jundiaí prepara fim de bebidas para menores

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química