Ministério da Justiça premia projeto paranaense de combate ao tabagismo

Agência de Notícias Estado do Paraná
A premiação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça, realizada anualmente em todos os estados.

O Projeto de Extensão Tabagismo, desenvolvido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi um dos indicados pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Conesd) para receber o “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” neste ano. A cerimônia de homenagem aos premiados será realizada nesta terça-feira (12), às 16 horas, no Palácio Araucárias, em Curitiba.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça, realizada anualmente em todos os estados. Após uma análise do trabalho realizado, são indicadas pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de relevância na política sobre drogas. No Paraná, o Cenesd é o órgão responsável pela indicação dos projetos e selecionou o Projeto Tabagismo do Mudi. “Acompanhamos vários projetos importantes mas só podemos indicar dois de pessoas físicas e dois de pessoas jurídicas para o prêmio no estado do Paraná. As ações desenvolvidas vão além das funções destes cidadãos e têm um impacto muito grande na sociedade ”, destacou o presidente do conselho, Marcos Pinheiro.

Entre as ações desenvolvidas dentro do Projeto Tabagismo, coordenado pelo professor Celso Ivan Conegero, estão palestras e cursos de capacitação voltados à conscientização da população de Maringá e região, orientação e distribuição de material educativo aos alunos do ensino fundamental e médio; além de ações direcionadas ao tratamento e assistência aos usuários de tabaco.

O coordenador ressaltou que o uso do tabaco leva o indivíduo a inalar, dentre outras substâncias tóxicas, a nicotina que é uma droga que causa a dependência química. “É importante salientar que o uso do tabaco, em muitos casos, pode ser a porta de entrada para outras drogas”, disse.

Além do Projeto Tabagismo do Museu Dinâmico Interdisciplinar, receberão o “Diploma de Pela Valorização à Vida”, a Divisão Estadual de Narcóticos – Denarc, o procurador de justiça Marco Antônio Teixeira e, em homenagem póstuma, Olien Zetóla pela dedicação no trabalho de prevenção e combate às drogas.

Mais Notícias

Estado terá R$ 111,8 mi para combater o crack
Brasil é exemplo na atenção básica à saúde, diz OMS
Taxa de adolescentes fumantes cai 50% na Noruega
Traficantes aterrorizam zona oeste do Rio
Conselho de Municipal de Entorpecentes solicita regularização de política sobre drogas - RS
Estudo liga hábito de fumar a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2
Operação Lei Seca multa 49 pessoas na véspera de Natal
Crack é tratado como epidemia por entidades
Cocaína é apreendida em Bonsucesso
DESFEITA CÉLULA DE TRÁFICO

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química