Julgadas ações contra fumo

Dois dias após a série de ações pelo Dia Mundial sem Tabaco, o Tribunal de Justiça (TJ) analisou ontem duas ações de familiares de fumantes que faleceram com doenças pulmonares, pedindo indenizações à fabricante de cigarro. De manhã, por unanimidade, a 9ª Câmara Cível inocentou a empresa das acusações de responsabilidade pela doença e pela morte do membro da família solicitante. À tarde, a 6ª Câmara Cível, por maioria, atendeu ao pedido do demandante, concedendo dano moral no valor de R$ 500 mil, mais R$ 41 mil para cobrir despesas médicas que foram gastas para atender o doente já falecido.
Os atuais membros da 9ª Câmara, desembargadores Íris Helena Medeiros Nogueira, Pedro Celso Dal Prá (relator) e Fabienne Breton Baisch, concluíram que o fumante, idoso já falecido, não foi enganado. De forma pioneira, a 9ª Câmara do TJ, em 2002, foi a primeira no país a condenar empresa fabricante de cigarros. Até aquela data, nenhuma ação havia passado pelo crivo do segundo grau. Isso exigiu que a empresa recorresse aos tribunais superiores, ainda sem decisão.

Na 6ª Câmara Cível do TJ, os desembargadores, por maioria, condenaram a empresa. O juiz convocado do TJ José Conrado de Souza Júnior e os desembargadores Cacildo Xavier e Arthur Ludwing reverteram a decisão do juiz Marcelo Cézar Müller, de Passo Fundo, que havia negado o pedido da família da vítima. A empresa anunciou que irá recorrer.
Fonte: Correio do Povo

Mais Notícias

Governo não tem laboratório para fiscalizar veto a aditivos em cigarros
Cumbica vai ganhar neste mês scanner corporal
Fumo: indústria do tabaco ainda cresce no País
Campanha antifumo brasileira vai evitar 7 milhões de mortes até 2050
Anvisa passa a exigir apenas receita médica para liberar importação de canabidiol
Revisão da Lei Antidrogas é retomada
Cocaína está mais barata que vinho
Adhemar revela: já foi refém da cocaína
Polícia Federal apreende 5,7 mil comprimidos de ecstasy em Caxias do Sul/RS
Fumo causa danos ao cérebro, aponta estudo

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química