Indústria do tabaco reage à proibição de aditivos nos cigarros e Anvisa rebate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, por meio de sua assessoria, que os argumentos apresentados pela cadeia produtiva do tabaco para protestar contra a decisão do órgão de proibir algumas substâncias que mascaram o sabor do cigarro, como menta e cravo, na produção não procedem. De acordo com a agência, o que se discute é impedir a utilização de substâncias que atraiam novos usuários para o consumo de cigarros, como é o caso de aromatizantes e flavorizantes. A proibição não afetaria outros produtos, como é o caso dos conservantes.

Além disso, a agência alega que a nova resolução trata apenas do que é comercializado no mercado brasileiro, sendo que 85% da produção de tabaco no País são voltados para exportação. Ou seja, a maior parte da produção não é afetada pela decisão da Anvisa.

Ainda segundo a agência, a proibição vem sendo discutida desde 2009 e faz parte de um compromisso firmado pelo Brasil como signatário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (tratado internacional da Organização Mundial de Saúde) para reduzir e controlar o uso de tabaco no mundo. Já foram feitas consultas públicas e audiências para discutir como implementar a medida, sendo que a Anvisa chegou a acolher propostas feitas pelos produtores de fumo. (Fonte: O Globo)
Fonte:INCA - Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde

Mais Notícias

Chefe eu errei - Giba conversa com o presidente da Confederação Brasileira
PF prende búlgaro tentando embarcar para o exterior com cocaína
Países da América do Sul debatem drogas
Especialista russo quer maior rigor com os traficantes
Venda de cigarros a menores deve ser incluída de forma expressa como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente
Custo de mão-de-obra gera impasse no setor de fumo
Jovens detidos com um quilo de maconha prestam depoimento e são liberados
Polícia do Equador encontra droga em embarcação de magnata
Renovação de carteira de habilitação poderá ser submetida a exame toxicológico
Sesacre promove oficina para discutir tema álcool e outras drogas

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química