Governo de SP também vai empregar usuário de droga em tratamento

Folha de S. Paulo
O governo de São Paulo começou a empregar em serviços administrativos 13 atendidos pelo programa Recomeço, ação estadual para recuperar usuários de álcool e drogas.

O início da frente de trabalho será oficializado hoje, em evento com participação das secretarias estaduais envolvidas no programa.

A ação será uma das vitrines da gestão Geraldo Alckmin (PSDB). O objetivo é diferenciar o programa estadual do projeto Braços Abertos, da prefeitura, que emprega dependentes sem a obrigatoriedade de tratamento prévio.

Para trabalhar no Recomeço, o usuário precisa ter evoluído na recuperação –é necessária uma espécie de "alta" dos médicos.

"Além de estar mais preparado psicologicamente, nessa fase do tratamento ele já tem projetos. A vida já está se reconstruindo e ele consegue fazer uma projeção do papel dele no trabalho", diz Eloisa Arruda, secretária estadual da Justiça.

Ela afirma que a inclusão social dos dependentes já estava prevista na criação do programa, no ano passado –antes, portanto, da ação lançada neste ano pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

O contrato terá duração de nove meses. Os participantes receberão R$ 395 por mês, além de vale-transporte e refeição. A moradia ficará por conta dos usuários.

Os dependentes trabalharão seis horas por dia, de segunda a quinta-feira (às sextas, eles fazem o curso de qualificação profissional). Todos deverão manter o tratamento médico.

Foram disponibilizadas 40 vagas. Das 13 já preenchidas, oito foram ocupadas na própria Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Outras cinco foram preenchidas dentro do Cratod (Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas).

Os trabalhos incluem vagas de técnico de fotocópia, organização de documentos e arquivo. Quem for para o Cratod irá ainda ajudar no acolhimento de pessoas que procuram tratamento.

"É uma vitória poder ajudar os outros e saber que eles podem confiar em mim", diz Marco Antonio Bueno, 37, ex-viciado em álcool e cocaína em tratamento há oito meses.

RECOMEÇO

O programa Recomeço foi criado pelo governo estadual em maio de 2013 para tratar dependentes químicos. Prevê o pagamento de R$ 1.350 por mês para a internação do usuário em uma comunidade terapêutica.

Atualmente, existem 2.359 vagas disponibilizadas pelo Estado. Está prevista a abertura de outras 848 dentro dos próximos meses.

Também hoje, o governo inicia a ação Recomeço Família, que prevê o apoio psicológico e social às famílias dos usuários de droga.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Mais Notícias

Disque Recomeço: 0800 227 2863
Dinheiro apreendido do tráfico será utilizado na política sobre drogas
Em breve, imagens dissuasivas nos maços de cigarros
LDO prevê indenização ao SUS por indústria do tabaco
Mais vagas para tratar o vício
Ligue 132 desenvolve procedimento para auxiliar pais de adolescentes com objetivo de prevenir o uso de drogas
Senado aprova projeto que destina multa a campanhas no trânsito
Brasil fará campanha para substituir plantação de fumo
Sancionada Lei Seca em Corumbá - MS
Idosa de 75 anos escondia cocaína no sutiã

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química