Estresse é determinante para recaída no tratamento de fumantes

Estudo realizado pelo setor de psicologia do Hospital do Coração - HCor, em São Paulo, indica que os motivos mais freqüentes para a recaída no tratamento de fumantes são o estresse - 62% dos casos e a ansiedade -19%.

De acordo com a pesquisa, 56% dos indivíduos que voltaram a fumar são do sexo feminino. O estresse, nesse caso, seria causado principalmente por causa da dupla jornada de trabalho.

Silvia Cury Ismael, chefe do setor de psicologia do HCor, afirma que o fumante não pode ser tratado apenas com medicação. A conclusão do estudo é que o tratamento psicológico aliado ao farmacológico apresenta um aumento de 20% no sucesso do tratamento em relação ao uso de medicamentos.

Além disso, o estudo revela que se o paciente nunca tentou parar de fumar e usa o cigarro como estimulante, tem até seis vezes mais chances de recaída.

Já no grupo de pacientes insatisfeitos com questões pessoais, o índice de recaída é cinco vezes maior.

Fonte: BOL ONLINE / FOLHA DE S.PAULO ONLINE / UOL ONLINE -OBID

Mais Notícias

Subcomissão aprova projeto que define usuário de drogas
Brasil economiza com Lei Seca ao volante
Posto móvel da Justiça vai atender usuários de drogas na Cracolândia
Mutirão para acabar com a dependência do fumo
Drogas e armas levam dois à prisão
Monitoramento do uso de crack nos municípios será discutido hoje
Comitê vai elaborar plano de combate às drogas
Cidades terão verba para tratar dependentes de álcool
Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz que buscará reduzir consumo de remédios para emagrecimento
Crack já responde por quase 10% das apreensões no Rio

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química