Em SP é sancionada lei que pune quem vender bebida alcoólica para menor

Os donos de bares, restaurantes, lojas de conveniência e até vendedores ambulantes, entre outros comerciantes dos 645 municípios do estado de São Paulo, ficarão sujeitos a multas pesadas e à ação penal caso sejam flagrados vendendo bebidas alcoólicas para menores de 18 anos ou permitam o consumo nos locais de venda. Isso é o que prevê a lei sancionada nesta quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin, em solenidade no Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras drogas (Cratod).

- Já havia uma legislação proibindo, mas ela não tinha eficiência e víamos que há uma tendência de aumento do consumo de bebida alcoólica. Agora, além de ficar proibida a venda e o consumo, o dono do estabelecimento será o responsável e não adianta dizer que [o menor] não comprou ali - disse Alckmin.

Ele anunciou que no prazo de 30 dias haverá apenas orientação com esclarecimentos sobre a nova legislação. No próximo domingo, será lançada uma grande campanha para alertar os comerciantes sobre a nova lei.

A partir de 19 de novembro, equipes de fiscalização, agentes do Procon-SP e policiais militares passarão a exigir o cumprimento da lei. Além de sanções administrativas, estão previstas punições civis e penais.

Os infratores poderão ter o estabelecimento interditado, perder a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS e receber multas entre R$ l,7 mil e R$ 87,2 mil.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde indicam que a cada 20 minutos uma pessoa é internada no estado em consequência do consumo de álcool. No Cratod, que atende adultos, foi constatado que 80% dos pacientes começaram a consumir álcool antes 18 anos - alguns deles com idade entre 11 e 12 anos.
Autor:
OBID Fonte: O Globo On-line

Mais Notícias

Estudo diz que Viagra pode reduzir fertilidade
Carlos Salgado: A favor de proibir bebida em local público
Associação de municípios lança campanha de combate ao Crack
Comentarista Walter Casagrande dá palestra sobre prevenção às drogas
UNODC lança relatório global sobre drogas
Interior do Rio Grande do Sul tem agenda para ficar longe do cigarro
Força-tarefa contará com 250 fiscais
Agricultores conseguiram substituir o plantio de fumo por outras culturas alimetícias
Pneumologista defende “fumo zero” em restaurantes
Trânsito, álcool e morticídio

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química