Área de usina de Estreito terá Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) será implantado em Aguiarnópolis, Babaçulândia e Filadélfia, municípios que compreendem a área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

A iniciativa é fruto de uma parceria estabelecida pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) e Instituto Alcoa, oficializada recentemente com a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar do Tocantins, que coordena o Proerd na região.

Destinado a crianças e adolescentes com idade entre 9 e 12 anos e que estejam freqüentando, regularmente, o 5º ano do ensino fundamental da rede pública e particular de ensino, o Proerd tem a finalidade de prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática de violência nessa faixa etária.

Por meio de atividades educacionais desenvolvidas por policiais militares em sala de aula, noções de cidadania e técnicas para dizer não às drogas e manter-se longe da violência e de ações de vandalismo são repassadas aos alunos.

Em 2008, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) também apoiou uma etapa do Proerd desenvolvida em Tocantinópolis, quando 247 estudantes receberam certificados do programa de formação contra as drogas.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais do Ceste, Márcio Silva, cerca de mil alunos das cidades de Aguiarnópolis, Babaçulândia e Filadélfia devem ser beneficiados pelo Proerd neste ano. "O consórcio tem uma preocupação especial em reforçar as ações sociais e de segurança na região em torno do empreendimento. O Proerd é um programa de suma importância e temos a certeza de que contribuirá também na prevenção ao uso drogas e à violência nos municípios da área de abrangência da UHE Estreito, conscientizando as crianças e adolescentes para construção de uma sociedade mais justa e sadia", ressaltou Márcio Silva.

AÇÃO

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência teve sua origem nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, no ano de 1983, com o nome de Dare (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em 58 países.

A ação começou a ser realizada no Brasil em 1992. No Tocantins, o Proerd foi implantado em 2002. Só em Tocantinópolis, mais de 1.500 crianças e adolescentes foram contemplados pelo programa.
Autor: Editoria Estado
OBID Fonte: O Estado do Maranhão - MA

Mais Notícias

Aumento do imposto de cigarro ficará para 2012, diz Fazenda
PF prende em SP traficante procurado pelas polícias dos EUA e da Colômbia
Cocaína causa danos graves ao estômago, dizem médicos
Dobra o número de empresas que exigem antidoping aos funcionários
Aprovado projeto sobre implantação do Cread
Advocacia-Geral da União defende proibição de cigarros com aditivos
Por dia, 290 mil pessoas dirigem alcoolizadas em todo o Brasil
Ribeirão recebe ação de combate e prevenção ao uso de drogas
Soníferos provocam reações estranhas em pacientes nos Estados Unidos
Policiais da PRF terão formação sobre álcool e outras drogas

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química