A Dependência Química: Doença ou estilo de vida ?

Estamos convivendo nos dias atuais com o apogeu de notícias e informações a respeito de um problema de saúde pública e social relacionado a Dependência Química e muitas vezes com poucas informações e notícias a respeito do que de fato é essa realidade. Quais os mitos? Quais as verdades? É uma fase de transição que aceita que o sujeito faça consumo de drogas? Enfim, Dependência Química é uma doença ou um estilo vida?

Diante de tantas informações precisamos entender o que de fato é a Dependência Química, pois somente assim conseguiremos enfrentar e encontrar maiores possibilidades de recuperação para aqueles que se tornaram dependentes e prevenir para que diminua a possibilidade de novos dependentes químicos surgirem.

Há algumas décadas, o conceito social a respeito da Dependência Química era estigmatizado, onde acreditavam que o sujeito que consumia alguma substância química era mau caráter, sem qualidades e que não sairia daquela situação pois havia escolhido aquilo para si, portanto, será que alguém teria a capacidade de optar pela destruição que as drogas e o álcool podem ocasionar? Essa forma de acreditar até então preconceituosa ficou para traz e estudos mostram que não é simplesmente isso que ocorre com o indivíduo quando se envolve com drogas, ele não escolheu esse estilo de vida de dor e sofrimento.

A partir da atualização do CID 10 ? (Classificação Internacional de Doenças) a Dependência Química passou a ser considerada um Transtorno Mental e Comportamental devido ao uso de substâncias psicoativas, ou seja, Dependência Química é uma doença, que pode e deve ser tratada, porém, sua complexidade exige uma equipe multiprofissional especializada que ampare o sujeito em todo seu contexto físico, cognitivo, social e espiritual.

Tendo essa consciência o Clinica de recuperação Ágape busca a cada dia se atualizar em tudo que colabore para o sucesso no tratamento de nossos pacientes, oferecendo além de um ambiente saudável e clima favorável, uma equipe técnica composta por profissionais de altíssimo nível que visa o tratamento e recuperação total do indivíduo e seus familiares. Dando aos nossos pacientes a oportunidade de resgatarem sua subjetividade em sua singularidade.