Clínica de Recuperação para Depressão

Tratamento Depressão

A OMS define a depressão como um transtorno mental com alta incidência na população, caracterizada como uma epidemia mundial. Os sintomas são; tristeza profunda, angústia, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, sensação de cansaço, falta de concentração, distúrbios do sono, do apetite, ideias suicidas e outros.

Pessoas deprimidas podem sentir-se tristes, ansiosas, vazias, desesperadas, preocupadas, impotentes, inúteis, culpadas, irritadas, magoadas ou inquietas, com perda de capacidades cotidianas e podem planejar ou até mesmo tentar o suicídio. Vale lembrar que pacientes costumam dar sinais de que pretendem cometer o ato, através da fala direta, indireta ou comportamental.

Causas

Costuma-se atrelar a depressão à tristeza, mas é preciso entender que a doença vai muito além. Sentir-se triste ou para baixo por um período faz parte da vida. Mas se o vazio, a desesperança e o desespero são duradouros e outros sintomas se somam a estes, o quadro clínico pode indicar depressão.

Sintomas

A depressão é uma doença que requer tratamento, pois prejudica o dia-a-dia do paciente porque invade todas as áreas da vida. Muitas vezes a família, amigos ou pessoas mais próximas, por desconhecimento da doença, interpretam o quadro clínico do paciente como sendo "preguiça, falta do que fazer ou frescura". Por isto, reagem com impaciência, de maneira agressiva e desta forma, contribuem para a piora do quadro da doença, pois reforçam a baixa autoestima e a sensação de inadequação do paciente.

Tratamento

A nossa clínica é especializada neste tipo de tratamento para depressão e oferece uma equipe multidisciplinar para cuidar da recuperação do paciente deprimido que, certamente, sofre muito e precisa de ajuda.