Telefones (11) 4551-8052 | Plantão 24hrs   (11)99974-1177

Borderline - (Transtorno de Personalidade) Sintomas e como se tratar

Borderline - (Transtorno de Perssonalidade) O transtorno de personalidade borderline é uma condição mental grave e complexa cujos sintomas instáveis e pungentes podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado. Os critérios diagnósticos de transtorno de personalidade borderline segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) compreendem um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
Pessoas com transtorno de personalidade borderline se caracterizam especialmente por sofrerem grande instabilidade emocional, desregulação afetiva excessiva, sentimentos intensos e polarizados do tipo "tudo ótimo" ou "tudo péssimo" ou "eu te adoro" ou "eu te odeio", angústia de abandono, entre outros, que não raro geram comportamentos impulsivos perigosos sendo comum a presença recorrente de atos auto lesivos, tentativas de suicídio e sentimentos profundos de vazio e tédio.

As causas e ou fatores envolvidos no surgimento de transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade borderline, são vários e abrangem desde a predisposição genética até experiências emocionais precoces e fatores ambientais, com destaque para as situações traumáticas e situações de abuso e negligência.

Em casos mais leves, o tratamento inicial do Transtorno de Personalidade Borderline recomendado é a psicoterapia. Ela ajudará o paciente a controlar melhor seus impulsos e entender seu comportamento. Nesse caso, o tratamento foca principalmente o risco do suicídio e da automutilação, além do aprendizado de novas habilidades, como consciência, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa nas decepções e crises e na correta identificação e regulação de reações emocionais.

Quando o caso se apresenta de forma mais grave e alguns sintomas estão provocando muito sofrimento e outros prejuízos, o tratamento psicológico não é suficiente e o tratamento psiquiátrico se faz também necessário, para o controle destes sintomas.

Pacientes com transtornos de personalidade costumam necessitar de uma abordagem mais sistêmica, o que inclui as orientações e o apoio de uma equipe multidisciplinar competente.

Blog/Video Institucional

 Notícias/Blog

Video Institucional

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Descontos para clientes conveniados dos principais planos de saúde

amil plano de saude para tratamento dependencia quimica
intermedica plano de saude para tratamento dependencia quimica
medial plano de saude para tratamento dependencia quimica
porto seguro saude plano de saude para tratamento dependencia quimica
sul america plano de saude para tratamento dependencia quimica
bradesco saude plano de saude para tratamento dependencia quimica

clinica de recuperacao em sp, clinica de dependentes quimicos,clinica drogas,tratamento involuntario, recuperação de drogados, clinica involuntaria, tratamento contra o crack, crack tratamento, tratamento de alcoolismo, clínica para alcoolatras, clinica de reabilitação em são paulo, clinicas de reabilitação, clinica de recuperação, internação involuntária, internação dependente químico, Tratamento de drogas, clinica para recuperação de drogados, Clínica de recuperação para dependentes químicos, Tratamento para Dependentes de Drogas, Tratamento para Alcoolismo, Tratamento Feminino,Tratamento involuntária, Internação, Involuntária, clinicas de dependentes químicos, Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química, Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo, Desintoxicação de drogas,clínica de recuperação feminina,Clínica de recuperação em São Paulo SP, Tratamento de Dependência Química, Tratamento especializado para dependentes, clinica dependência química

/ (11) 99974-1177